Confidencial BR
 

Incorporação de Novas Tecnologias para o Rol 2020

 

O assessor médico da Unimed do Brasil, Francisco José de Freitas Lima, e a coordenadora do Grupo de Avaliação de Tecnologias da Unimed Belo Horizonte (MG), Silvana Kelles, apresentaram os principais artigos da Resolução Normativa (RN) nº 439 que indicam o uso de tecnologias em saúde. Para o Rol 2020, que entrará em vigor em 2021, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu 1.137 solicitações de procedimentos, sendo apenas 459 completos. As Câmaras Técnicas de Medicina Baseada em Evidências e de Oncologia da Confederação auxiliam nas análises e seleções dos procedimentos, ligados aos temas técnicos, passíveis de submissão. O debate foi conduzido pelo coordenador médico do Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos (CTNPM) e diretor-superintendente da Unimed Regional Jaú (SP), Antonio José Craveiro Faria.
 
 

Aspectos Farmacoeconômicos da Artrite Reumatóide e do Tratamento Medicamentoso

 
Em painel coordenado por Ana Maria Simões Ribeiro, da Unimed Porto Alegre (RS), o reumatologista Rafael Santos Gomes abordou estratégias para reduzir os custos dos tratamentos reumatológicos. Ele destacou que um cuidado adequado ao perfil do paciente, por meio de resultados clínicos, interfere diretamente no impacto financeiro.
 
 

Procedimentos em Genética para Auditores

 
Os auditores André Anjos, da Federação Rio Grande do Sul, e Gisele Oliveira, médica geneticista, explanaram sobre eventos em genética e seus conflitos de interesses na auditoria. Os participantes do Congresso também receberam atualizações acerca das diretrizes de genética para inclusão no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
 

Estado Nutricional do Paciente Oncológico: Como sua Piora pode Acarretar Prejuízo Prognóstico e Aumento de Custos

 
O médico e especialista no tema Stephen Stefani abordou a relação dos alimentos com doenças. De acordo com ele, não há provas da existência de dietas milagrosas capazes de evitar o aparecimento de doenças. No entanto, alguns alimentos importantes podem reduzir a incidência de câncer. Apresentou também uma análise econômica dos custos com terapia nutricional enteral e parenteral conforme doença e desfecho.
 
 

Novas Drogas em Oncologia

 
O hematologista da Federação Espírito Santo, André Marinato, e o oncologista clínico da Federação Minas Gerais, Roberto Porto Fonseca, contextualizaram o cenário nacional e mundial de convergência entre o aumento da incidência do câncer, ocasionada pelos maus hábitos e envelhecimento da população, e o das taxas de cura da doença, com o uso de novas drogas.
 
 

Uso de biossimilares e genéricos no Intercâmbio

 
Os congressistas receberam o professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Helder Mota-Filipe, que explicou a diferença entre medicamentos biossimilares e genéricos e a regulação europeia do tema. Já a consultora da Unimed do Brasil, Clarice Petramale, analisou os aspectos éticos e técnicos de pesquisa, prescrição e uso dessas drogas. “As sociedades médicas têm papel fundamental nessa equação, passando segurança aos pacientes sobre a qualidade do medicamento prescrito”, afirmou. O auditor médico da Unimed Volta Redonda (RJ), Vicente Lopes da Silva Junior, foi o moderador.