Reconhecido pelos principais profissionais do setor da saúde e da tecnologia como o projeto mais consistente e promissor do Brasil, em integração de dados clínicos, o Registro Eletrônico de Saúde (RES), da Unimed do Brasil, foi apresentado a mais de 1.500 participantes do 2º Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde.
Foi citado pelos palestrantes Luis Gustavo Kiatake, presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e Roberto Gordilho, da GESaúde, como pilar para a promoção da saúde, potencializando a transformação do modelo assistencial, racionalizando custos.
Mediada pela diretora de Administração e Finanças da Confederação, Viviane Vieira Malta, a plenária também contou com a participação do presidente, Orestes Pullin, que compartilhou o cenário atual do RES e fez um convite: “Não adianta ter todo o aparato tecnológico sem que haja a integração de todo o Sistema Unimed. O RES é um meio que tem como fim a promoção da saúde, acompanhando toda a revolução da saúde 4.0. Por isso, exige nossa união”.
Atualmente, oito fornecedores estão em processo de integração, além da Central RS que está em fase de produção com a Unimed Litoral Sul. A expectativa é que, em curto prazo, cerca de 30 Unimeds estejam integrando e compartilhando dados clínicos por meio da ferramenta.
Para conhecer melhor a ferramenta, a Unimed do Brasil disponibilizou o
o Manual de Governança Clínica do Registro Eletrônico de Saúde (RES), que pode ser consultado pelo link unimed.me/manuaiscas.
Showcase
No decorrer do evento, os participantes vivenciaram o uso do RES em showcases exibidos na Feira de Negócios.
Foi apresentado o percurso clínico de um paciente, no qual três sistemas distintos fizeram atendimento com dados clínicos arquivados no RES.
Confira a seguir depoimentos de quem participou da ação:
“Acho excelente tudo o que vimos aqui. Isso faz parte da saúde digital e é ótimo saber que estamos caminhando nesse sentido. O RES será fundamental para todos os processos assistenciais e reduzirá consideravelmente a repetição desnecessária de exames.”
Antonio Carlos Nasi, coordenador de Atenção Primária da Unimed Jundiaí (SP).
“Esta é uma realidade que não tem mais volta. Assisti ao showcase para ter uma noção da integração do RES com os consultórios e com os prestadores. Tenho certeza que será o caminho e a solução também para a sustentabilidade dos nossos negócios. É de extrema importância essa comunicação.”
Alessandra Sonda, gerente de Relacionamento da Unimed Erechim (RS)
“O showcase evidenciou a grandeza do projeto de forma dinâmica e didática para quem está conhecendo o RES pela primeira vez. A coordenação do cuidado só pode ser feita com qualidade por meio de informação, ou seja, por meio do RES. Hoje, foi possível ver isso na prática.” Marcelo Magalhães, gerente de Recursos Próprios da Unimed Maceió (AL) |