|
Paulo Hartung, economista e ex-governador do Espírito Santo, abriu a rodada de palestras do 2º Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde. A partir do tema Economia em Saúde, refletiu sobre o potencial do Brasil.
“Por que um país não consegue transformar seu potencial em oportunidades para a sua gente? O que é preciso fazer para produzir um futuro melhor? Os elementos necessários estão conectados à gestão. É nela que está o caminho para o conhecimento e a motivação que precisamos”, analisou.
Hartung salientou a importância de a saúde avançar em modelo de remuneração e na Atenção Primária. “Está claro que não temos como evoluir se permanecermos sem mudar. A Unimed é muito importante nesse processo. Vocês têm um sistema nacional.”
A moderação da mesa ficou sob a responsabilidade do presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), Omar Abujamra Junior, que fomentou o debate abordando a necessidade de diálogo entre os setores público e privado.
“A criação de espaços de apoio entre as duas estruturas, suprindo muito mais acesso à população, é imprescindível. O Sistema Unimed é provedor da saúde brasileira e pode ser um pedacinho dessa liderança nos mecanismos para unir os setores. A construção se dá por meio do diálogo e o líder é o que fala o que as pessoas precisam ouvir, em uma narrativa compreensível”, refletiu.
|