Confidencial BR
 

Cuidado Centrado no Paciente e Família

 
A diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or, Helidéa Lima, e a docente de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, Myriam Mandetta, debateram sobre o cuidado humanizado em mesa mediada por Emerson Luis Campelo de Oliveira, da Unimed Natal (RN). Lima ressaltou a importância da promoção da autonomia do paciente para que ele possa participar ativamente do tratamento e relatou situações em que flexibilização de regras fizeram a diferença nos casos clínicos.
 
 

Desafios do Envelhecimento Populacional

 
O coordenador do Instituto Coalizão Saúde, Fabrício Campolina, apresentou pesquisa a respeito dos aspectos provocados pelo envelhecimento populacional e como ele vai interferir em questões ligadas ao sistema de saúde suplementar, que ainda não está preparado para essa realidade. A mesa foi moderada por Rafael Marques Ielpo, da
Seguros Unimed.
 
 

Gestão Combinada entre Serviço Próprio e Singular

 
A palestra buscou esclarecer contradições entre uma Unimed promover trabalho médico, ser uma operadora de saúde e ser uma gestora de serviços próprios. Mariluz Gomez Esteves, da Consultoria Pró-Saúde, e Hugo Borges, da Unimed Juiz de Fora (MG), expuseram o trabalho da gestão no atendimento a esses três perfis. A estrutura matricial foi destacada como a mais adequada, por conta da sua flexibilidade. A mesa foi moderada por Luiz Gustavo Mendes, da Unimed Vale do São Francisco (PE).
 
 

Eficiência nos Serviços Próprios

 
Como podemos nos preparar para a eficiência operacional? Foi com esse questionamento que Ederson Haroldo Pereira de Almeida, do Hospital Israelita Albert Einstein, iniciou sua apresentação, embasada pelo Programa Einstein de Excelência Operacional e por projetos de excelência na área de saúde voltados ao melhor uso dos recursos. O painel foi coordenado por Fernando José Barbosa da Cruz, da Unimed Recife (PE).
 
 

Atenção Domiciliar: Remuneração por Desempenho

 
O painel discutiu novos modelos de remuneração na Atenção Domiciliar. O superintendente de Provimento em Saúde da Central Nacional Unimed, Daniel Albuquerque, expôs um modelo baseado em diária global, por complexidade, que aumenta a remuneração do prestador com a melhoria do indicador de reinternações evitáveis e reduz custos assistenciais. O debate também contou com a participação de Janaina Araújo, da Unimed Belo Horizonte (MG), e foi mediada por Marco Antonio Rocha, da Unimed Rio Claro (SP).
 
 

Cases de Sucesso

 
A última mesa da sala técnica de Serviços Próprios trouxe três cases do Sistema Unimed para fomentar o debate entre os participantes: Compartilhamento de Riscos entre Hospitais e Operadoras de Saúde Através da Diária Semi-Global (Unimed Franca - SP); Desenvolvimento do Programa Segurança em Alta, Qualificação da Rede Hospitalar (Unimed Paraná); e Uso de Analytics de Custos por DRG como Ferramenta de Tomada de Decisão em Hospital de Grande Porte (Unimed Fortaleza - CE). A mesa foi coordenada por Fabiana Machado de Azevedo Abdalla, da Unimed Resende (RJ).