A Unimed do Brasil promoveu, em 2 de março, um workshop para revisar indicadores e os procedimentos relacionados ao cumprimento do novo texto da Norma Derivada 11, recentemente aprovado, que dispõe sobre as regras do acompanhamento econômico, financeiro e operacional das operadoras de planos de saúde do Sistema Unimed.
Participaram, presencialmente ou por videoconferência, representantes da Central Nacional Unimed e das Federações Centro Oeste Paulista, Centro Brasileira, Rio de Janeiro, Intrafederativa Sudeste Paulista, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sul de Minas, Pernambucana e Nordeste Paulista.
A atividade teve o objetivo de alinhar, entre os técnicos das diversas áreas de atuação - contábil, operacional, regulação médico-assistencial, regulamentação do setor de saúde, atuarial, comercial, financeiro e jurídico - os procedimentos que vão viabilizar a realização de análises técnicas, preparação de diagnósticos e encaminhamentos de planos de ação organizados pelas equipes multidisciplinares que farão parte dos Grupos Técnicos Especiais Nacional e Federativo criados pelo novo texto da Norma Derivada 11.
O trabalho resultará em um check-list de orientações, compiladas em um manual, e informações necessárias para o desenvolvimento das atividades propostas. Essa ferramenta, que está em fase de elaboração, poderá, inclusive, servir como um instrumento possível de aperfeiçoamento a ser utilizado para uma autoavaliação dos processos existentes nas cooperativas Unimed.
Em abril, haverá uma nova reunião para a complementação dessa atividade.
|