|
A Unimed do Brasil sediou, em 28 de junho, mais uma edição do Diálogos Estratégicos, evento itinerante entre as entidades nacionais que reúne suas Diretorias e Conselhos, ressaltando o compromisso de integração e sinergia.
Esta edição do encontro abordou um tema cada vez mais importante para o setor de saúde suplementar e frequente no debate público, o Transtorno do Espectro Autista. Renato Santos Coelho, pediatra, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre e especialista na técnica e teoria de intervenção precoce na relação pais-bebês, discorreu sobre as principais características do TEA e da criança dentro do espectro, epidemiologia e dados estatísticos sobre o tema, critérios de diagnóstico e necessidades de interpretação clínica para melhor gestão dos casos específicos e eficiência assistencial.
Informação e referências técnicas
A importância de ampliar o acesso à informação segura e confiável sobre o assunto ao Sistema Unimed, contribuindo com referências técnicas que possam orientar posicionamentos e estratégias focadas na melhor cobertura assistencial foram destacadas por Omar Abujamra Junior, presidente da Confederação. “Estratégias essas que passam pela oferta de serviços próprios, voltados para um atendimento qualificado aos nossos clientes com essa condição. Modelo que está alinhado com os valores de nossa marca, de estar presente aonde nossos clientes precisam, com os recursos necessários para o melhor atendimento”, disse.
Omar destacou a repercussão do tema nos últimos meses, principalmente em razão do julgamento realizado no início de junho pelo Superior Tribunal de Justiça, que consolidou o entendimento sobre a taxatividade do rol de cobertura da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e sensibilizou, entre outros grupos, familiares de pessoas com TEA, tornando os planos de saúde foco do debate público, com informações equivocadas sobre as coberturas.
O encontro apresentou também a proposta de criação de grupo técnico multidisciplinar para discussões sobre Terapias Especiais, feita pela área de Regulação e Análise em Saúde da Unimed do Brasil, e que traz um calendário de ações ao longo dos próximos meses para a criação de materiais de referência sobre o tema.
É possível assistir à palestra na íntegra clicando aqui.
|