Notícias UB TOPO
 
Em cerimônia de abertura com a presença do secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, presidente da Confederação destacou impacto positivo do Sistema no setor e compromisso para ampliar e qualificar o acesso à saúde. Reforma tributária e revisão do marco regulatório dos planos de saúde estão entre os desafios abordados nesta quinta-feira, 6 de julho.
 
 

Começou nesta quarta-feira, 5 de julho, em Guarujá (SP), o 38º Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp). Sob o tema “Tempo de unir para expandir”, o encontro traz até o próximo dia 9 a participação de líderes cooperativistas e especialistas de diversas áreas para debaterem os principais desafios e oportunidades do setor de saúde, com foco na evolução do Sistema Unimed.

A cerimônia de abertura teve a participação do presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, que ressaltou o desafio de garantir saúde para todos, enfatizando dois pilares indissociáveis para uma política setorial consistente: o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar.

“Os planos de saúde atendem a 50,7 milhões de brasileiros, dos quais mais de 18,2 milhões no estado de São Paulo, o que representa 40% dos paulistas”, citou Omar Abujamra. “Frente a essa realidade, é fundamental que gestores públicos e privados possam se sentar à mesma mesa para definir prioridades sanitárias, coordenar esforços conjuntos, otimizar e compartilhar redes, induzir a eficiência e a remuneração pela qualidade, formar adequadamente profissionais e planejar investimentos”, disse.

O líder da Confederação também enfatizou o impacto do Sistema Unimed na produção de saúde em todo o país, com a cobertura de 90% dos municípios brasileiros e a interiorização de uma infraestrutura assistencial de qualidade. Omar Abujamra também destacou o investimento social das cooperativas junto às suas comunidades, que alcançou a marca de R$232 milhões nos últimos três anos.

Leia aqui a íntegra da mensagem de Omar Abujamra Junior.

Reconhecimento público
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, frisou que os setores público e suplementar devem ser parceiros no planejamento de políticas públicas que tragam atendimento efetivo em saúde à população e destacou a atuação da Unimed e dos agentes do setor privado durante a pandemia. “Este encontro traz a oportunidade de ouvirmos o maior player da saúde suplementar no estado e no país, com suas experiências. A parceria entre as duas esferas é essencial para corrigir gargalos e avançarmos pelo melhor atendimento à população”.

O evento teve ainda pronunciamento do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho, que ressaltou o interesse mútuo – do regulador e do Sistema – pela sustentabilidade do setor. E mencionou pautas relevantes que impactam as operações, como a proposta de modificação da Lei dos Planos de Saúde e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal quanto à implementação do piso salarial da enfermagem.

O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, ressaltou o propósito do cooperativismo e da união de forças como diferenciais, destacando a atuação de 55 anos do Sistema Unimed em benefício do melhor acesso à saúde.

Cooperativismo e desafios do setor
Anfitrião do evento, Eduardo Chinaglia, presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), valorizou a importância do Suesp como catalisador da estratégia de negócios e de relacionamento com o Sistema Unimed. “Trazemos em nossa pauta temas que evidenciam oportunidades para a perenidade do Sistema Unimed e o futuro do cooperativismo, de forma integrada, consolidando cada vez mais a nossa liderança”.

Na manhã desta quinta-feira, a Confederação participou de uma mesa ao lado das empresas nacionais do Sistema Unimed. Omar Abujamra Junior destacou potenciais impactos de projetos em tramitação no Congresso Nacional, em especial o debate sobre a reforma tributária, cujo texto conhecido na noite de ontem não considera as especificidades do modelo de negócios cooperativistas.

Acompanhe, na próxima edição do boletim Notícias UB, a cobertura do 38º Suesp. O evento traz ao público debates e palestras sobre regulação e saúde suplementar, tecnologia, economia, entre outros assuntos, além da Feira de Negócios.