Notícias UB TOPO
 
Atuando sempre com foco na capacitação de pessoas, no desenvolvimento das Singulares e no fortalecimento do cooperativismo, a Fundação Unimed alcança 30 anos de trajetória. A Unimed do Brasil destaca a história dessa instituição, reconhecida como a “Casa do Conhecimento” do Sistema Unimed.
 
 

No mês em que o Sistema Unimed celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado dia 5 de julho, a Unimed do Brasil destaca o marco de 30 anos de história da Fundação Unimed em um Boletim Notícias UB Especial. A instituição tornou-se referência em educação, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento para o Sistema Unimed e para todo o cooperativismo.

Fundação e legado: propósito do passado ao presente

No início da década de 1990, uma preocupação constante com a educação cooperativista e a gestão do conhecimento movimentava um grupo de dirigentes do Sistema Unimed em Minas Gerais. Essa inquietação culminou na criação de um centro de treinamento especializado, sob a coordenação de Nívio Braz de Lima, presidente da Federação do Estado de Minas Gerais naquele período. A iniciativa teve um impacto positivo, fazendo com que o presidente da Unimed do Brasil à época, Edmundo Castilho, defendesse a ampliação da atuação desse centro para todo o país.

2001 - Inauguração da segunda sede da Fundação.

Em abril de 1995, foi criada a Fundação Centro de Estudos Unimed (CEU), hoje Fundação Unimed, como uma instituição sem fins lucrativos, que representa o eixo educativo do Sistema Unimed. No seu primeiro ano de atuação, a instituição promoveu 61 cursos e 117 ações educacionais, compartilhando conhecimentos, capacitando pessoas e já contribuindo para o fortalecimento de todo o sistema cooperativista. De 1995 a 1997, a Fundação era presidida por Oswaldo Akamine, figura importante no Sistema Unimed e que também acompanhou a criação da instituição. Em 1997, Nívio Braz de Lima assumiu a gestão e permaneceu até 2001.

Fachada da atual sede da Fundação e da Faculdade Unimed

Ao longo dos anos, a trajetória da Fundação tem sido marcada por importantes marcos de evolução. Um dos destaques foi a criação, em 2016, da Faculdade Unimed — hoje uma referência nacional em formação superior e continuada voltada ao setor cooperativista. Em 2022, a Fundação deu mais um passo significativo ao estabelecer o Centro Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPCT), com o objetivo de apoiar a capacitação das Singulares e impulsionar a pesquisa clínica no país.

Em 27 de maio de 2024 a Fundação foi oficialmente reconhecida como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), recebendo a certificação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nos anos seguintes inovação e tecnologia se tornaram palavras chaves para a Fundação que reforçou sua atuação no desenvolvimento e na oferta de soluções em tecnologia como o Unimetrics, que alia Big Data e IA para apoiar a gestão das cooperativas.


Vozes da liderança: compromisso e visão de futuro

Hoje, a Fundação Unimed é um ativo estratégico do Sistema, com projetos e iniciativas que impactam positivamente as cooperativas e toda a sociedade. Atualmente, a diretoria executiva da instituição é composta por Helton Freitas, presidente, Omar Abujamra Junior, diretor de Relações Institucionais, Eduardo Ernesto Chinaglia, diretor Administrativo Financeiro, e Luiz Otávio Fernandes de Andrade, diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento.



Para o atual presidente da instituição, Helton Freitas, a Fundação Unimed tem sido fundamental para fortalecer nossas cooperativas, potencializar o conhecimento e apoiar o crescimento sustentável do Sistema Unimed. “Seu papel vai além da educação: é um verdadeiro motor de inovação e de desenvolvimento para todo o país”, afirma.

O diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da instituição, Luiz Otávio Andrade, reforça a colocação e completa “com foco em inovação e impulsionada por uma liderança visionária e dedicada, a instituição continuará a ser um farol de inovação, educação e pesquisa, expandindo seu legado de transformação social e pavimentando o caminho para um futuro de ainda mais impacto no Sistema Unimed e na saúde do Brasil.”