São Paulo, 15 de Julho de 2021
 
 

Unimed do Brasil fortalece ações para Unimeds na virada do PTU A500

 

A Unimed do Brasil está empenhando todos os esforços para garantir que o Sistema Unimed esteja plenamente adaptado para a entrada em vigência do PTU XML 1.0 A500, protocolo que permite a cobrança de faturas em Intercâmbio.
 

Em um entendimento colegiado, que levou em consideração as demandas das cooperativas na busca pela maturidade de execução do novo processo, o Comitê de Apoio à Tecnologia da Informação (Cati) e o Comitê Nacional de Intercâmbio (CNI) propuseram prorrogação do prazo para 1 de setembro de 2021 que foi acatado pela Diretoria Executiva da Unimed do Brasil. O processo de entrada em produção ocorrerá de maneira progressiva, iniciando em 01/09/2021, com o prazo máximo de 01 de fevereiro de 2022.

 
No próximo dia 21 de julho haverá nova reunião com o Comitê de Apoio à Tecnologia da Informação (CATI) e o Comitê Nacional de Intercâmbio (CNI) para definição do calendário de entrada das Unimeds, considerando as Unimeds com sistemas aptos a trafegarem com os dois layouts, TXT e XML.
 

Visando apoiar o Sistema Unimed na homologação de seus sistemas de gestão, a Confederação promove, três vezes por semana, encontros virtuais com as Unimeds e os fornecedores para realização de homologação conjunta. Tem conduzido ainda reuniões de testes de performance e também de acompanhamento pelos comitês envolvidos.

 
Para mais informações sobre essas iniciativas, e para inserir sua Unimed nelas, envie um e-mail para ptu@unimed.coop.br.
 
Nova versão da TNUMM
 
Até a vigência final em 01 de fevereiro de 2022, uma medida contingencial permitirá que as Unimeds não sofram prejuízos regulatórios junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 

Uma nova Tabela Nacional Unimed de Materiais e Medicamentos (TNUMM) será publicada até 19 de julho de 2021, com vigência para 2 de agosto. Por isso, a versão divulgada em 02 de julho deverá ser desconsiderada a partir dessa data.

 
Confira as principais informações sobre a nova TNUMM:
 
  • Serão reativados itens com códigos de materiais com oito dígitos, que foram recodificados pela TUSS e constavam com fim de vigência.
 
  • Novos códigos da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), publicados com nove dígitos, serão incluídos/ alterados para códigos próprios.
 
  • Para esses casos, será disponibilizada uma planilha de correlação junto à publicação da TNUMM, para que as Unimeds utilizem tanto no envio de dados à ANS quanto nas cobranças no Intercâmbio Nacional.
 
  • Este processo será realizado até a entrada de todas as Unimeds no A500 em XML.
 
 
 
 

Informativo técnico da Unimed do Brasil
Edição: Equipe de Tecnologia da Informação
ptu@unimed.coop.br
Diretoria de Administração e Finanças

Unimed do Brasil - 11 3265-4000